CENSO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO DE SALVADOR - 2024




Perguntas Frequentes

O Censo é um recadastramento de caráter mais amplo feito com os servidores efetivos, ocupantes de cargo em comissão, contratados sob Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), empregados públicos e estagiários da Prefeitura Municipal de Servidor. O objetivo é coletar dados e informações para conhecer a realidade do funcionalismo público municipal.

Devem participar do Censo todos os servidores efetivos, ocupantes de cargo em comissão, contratados sob Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), empregados públicos e estagiários ativos da Prefeitura Municipal de Salvador, Bahia.

Não precisam participar da pesquisa os aposentados, pensionistas e prestadores de serviços terceirizados.

De acordo com Decreto Municipal, a participação no Censo é obrigatória e não responder pode levar a sanções.

Sim. Todas as pessoas que fazem parte do público-alvo devem responder ao Censo. Não participar do Censo pode levar a sanções previstas em Decreto Municipal.

O Censo é um recadastramento de natureza mais ampla que o praticado anualmente. Conforme Decreto Municipal, o Censo substituirá o recadastramento básico realizado anualmente. Excepcionalmente em 2024, as pessoas que já fizeram o recadastramento anual terão que fazer o Censo, porque o Censo tem caráter mais abrangente. As pessoas que ainda não realizaram o recadastramento básico precisarão responder apenas ao Censo.

No futuro, nos anos em que o Censo ocorrer, apenas ele estará disponível para a atualização de dados do público-alvo.

Para responder o Censo, basta acessar o site https://censo.salvador.ba.gov.br/ e ingressar no sistema utilizando seu CPF como login e a senha que você utiliza em outros sites da Prefeitura.

O prazo para responder ao Censo é 19 de novembro de 2024.

O Censo incluirá perguntas sobre dados pessoais, informações profissionais, formação acadêmica, funções desempenhadas, satisfação no trabalho, entre outros temas.

O Censo leva, em média, cerca de 10 minutos para ser preenchido.

Para acessar o questionário é muito fácil. Basta você utilizar o login – que é o seu CPF – e senha que normalmente já usa para acessar outros sites da Prefeitura (contracheque, por exemplo).

Caso isso aconteça, não se preocupe! Na própria página de acesso ao Censo você poderá alterar sua senha clicando no campo indicado e seguindo as instruções.

Não. Seu nome, CPF, matrícula ou qualquer informação pessoal que possa te identificar não estarão associados às respostas que você fornecer. Após finalizado o período para preencher o formulário do Censo, as respostas serão analisadas de forma anônima e agrupada. Não vai ser possível saber o que cada pessoa respondeu individualmente.

Alguns dos seus dados foram importados do Sistema de Gestão de Pessoas da Prefeitura para facilitar sua participação no Censo. Você pode alterá-los, mas estas mudanças precisarão ser validadas junto ao seu Setor de Pessoal (SEGEP) ou equivalente.

Sim, o Censo pode ser respondido a qualquer momento, seja durante ou fora do horário de expediente, de acordo com a sua conveniência, em computador ou celular com acesso à internet. Não é preciso estar na rede da Prefeitura para responder.

Não. As perguntas do Censo serão organizadas em páginas e, ao avançar para a página seguinte, o sistema salva automaticamente tudo que já foi respondido. Assim, ao acessar novamente o formulário, você pode recomeçar de onde parou. Mas, cuidado! Se interromper sua participação antes de avançar a página, as respostas daquela página não ficarão salvas.

Caso aconteça de você ter mais de uma informação para acrescentar em alguma pergunta, a indicação é que responda sempre aquilo que define sua situação atual na Prefeitura.

Por exemplo: ao ser admitido, sua carga horária semanal era de 30 horas, mas você pediu extensão. Então indique a carga horária estendida.

Não. O Censo só poderá ser respondido uma única vez por pessoa. Ao concluir o formulário, um número de protocolo aparecerá na página. Anote-o, pois ele é a comprovação de que você respondeu ao Censo.

Sim, a equipe do Censo utilizará o contato de WhatsApp (71) 9 9603-6295 exclusivamente com mensagens de texto para transmitir informações referentes apenas ao Censo.

Assim, não haverá contato por chamada ou solicitação de documentos por este canal, devendo o Censo ser respondido no site indicado.

Se você encontrar alguma mensagem de erro ao tentar acessar o site para preenchimento do censo, siga os seguintes passos:

  1. Anote a Mensagem de Erro: Anote ou tire um print da tela com a mensagem de erro exibida.

  2. Verifique a conexão de internet: Assegure-se de que sua conexão de internet está funcionando corretamente.

  3. Tente novamente: Às vezes, o erro pode ser temporário. Tente recarregar a página ou acessar o site novamente após alguns minutos.

  4. Limpe o cache do navegador: Limpe o cache e os cookies do seu navegador e tente acessar o site novamente. Isso pode resolver problemas relacionados a dados armazenados temporariamente.

  5. Utilize outro navegador ou dispositivo: Tente acessar o site de preenchimento do censo utilizando outro navegador ou dispositivo.

  6. Entre em Contato com o Suporte: Se o problema persistir, envie uma mensagem para o suporte técnico descrevendo o erro. Inclua a mensagem de erro, o navegador e o dispositivo que você está utilizando. Contato para suporte: desenvolvimento-semge@salvador.ba.gov.br

Se isso ocorrer, a recomendação é que você tente realizar o login novamente após alguns minutos ou no dia seguinte, caso ainda esteja no prazo envio das respostas. Persistindo o impedimento do acesso, é só entrar contato por mensagem de WhatsApp, por meio do número (71) 9 9603-6295, que a equipe do Censo irá lhe auxiliar.

Se você é estagiário ou estagiária da Prefeitura e não tem acesso ao sistema do Censo, é necessário solicitá-lo.

Em um dispositivo vinculado à rede da Prefeitura, acesse o endereço http://177.20.6.123/SIGP/portal/, clique em “NÃO SOU CADASTRADO” e siga os passos, preenchendo o formulário da página.

Ao final, o sistema enviará suas credenciais de acesso para o e-mail que você cadastrou junto à Prefeitura. Verifique a caixa de entrada e a pasta de spam. Caso não tenha recebido, confira com o Setor de Pessoal (SEGEP) do seu órgão se seu e-mail está cadastrado corretamente. Se não, peça a correção e faça todo o processo novamente.

Após finalizado o prazo de respostas, os dados do Censo que não pertencem ao recadastramento serão analisados e tratados de forma agrupada, sem que haja acesso às respostas individuais dos participantes.

Os resultados que não contiverem informações sensíveis serão divulgados online, sob conveniência da Secretaria de Gestão da Prefeitura de Salvador.